Neste final de semana trabalhei com as participantes do Círculo Avançado a sombra nos relacionamentos: quando eu invado o espaço sagrado do outro.  Vimos muitos aspectos: quando queremos mudar o outro; quando queremos as coisas do “nosso jeito”, quando colocamos uma pessoa num papel ou lugar que não lhe pertence; quando invadimos o espaço físico, emocional ou energético.

Vou escrever hoje sobre uma invasão energética muito comum neste mundo de hoje, onde toda a nossa vida está tão exposta: as projeções negativas como inveja e ciúme. O bom e velho “mau olhado” que, aliás, tem uma força de “desligar”, trancar e prejudicar nosso Sistema Energético de uma forma impressionante.

Sentir Inveja

Inveja mantém o outro para trás e pessoa invejosa também, pois enquanto esta pessoa não honra suas decisões (as que têm, e as que não têm coragem de tomar), não POTENCIA e não APROVA sua própria vida. Em última análise, o invejoso tira força e poder de si mesmo.

O mais interessante com a inveja é que o invejoso não está disposto a dar a CONTRAPARTIDA para ter o mesmo resultado do invejado: quer o corpo sarado, mas não encara 1h e 30min de academia todos os dias; quer o relacionamento que o outro tem, mas não está disposto a todos os movimentos que são necessários para um relacionamento feliz; quer o sucesso profissional ou financeiro do outro, mas não está disposto a dar a contrapartida em termos de esforço, disciplina, sacrifício e investimento no desenvolvimento dos talentos e dons. E mais do que tudo, o invejoso não está a fim de assumir os RISCOS que o outro assumiu para ter a devida colheita. A inveja é sempre do RESULTADO, sem nenhuma atenção ao CAMINHO que foi percorrido para que aquela colheita fosse possível. Porque sempre há um PERCORRER, às vezes tortuoso e longo, mas isso não é considerado.

E, pessoas queridas, a inveja mais difícil de lidar e a que mais prejudica vem das pessoas que amam você. Porque quando você ama uma pessoa, não se protege dela. Quando você recebe a visita de um amigo, você abre a porta feliz e diz sorrindo – entra, que bom que você veio. Quem ama você conhece todos os seus segredos, dificuldades e sabe exatamente onde você é bom. E, na maior parte das vezes, é uma inveja inconsciente, é tipo: “como é que ela conseguiu isso? Como ele tem e eu não tenho? Eu merecia ter isso na minha vida também”. Simples assim, e está feito o estrago: dores de cabeça, sensação de “garras” nos ombros, pensamentos negativos e pouco claros, muito mais esforço para ter bons resultados (a sensação de “remar contra a maré”)

Então, muito importante ter consciência de qual tipo de pensamento emitimos e o impacto emocional e energético que causamos ao nosso redor.

Inveja acontece quando estamos insatisfeitos com a vida que temos. Se, ao contrário, olhamos nossa vida e ela é cheia de significado e nos sentimos a “pessoa certa, no lugar certo”, não temos inveja de ninguém!

Ser Vítima de Inveja.

Especialmente quando ela vem das pessoas que gostam de você, familiares, amigos, colegas de trabalho, é difícil até de se dar conta que está acontecendo.

Vou dar umas dicas bem simples de como saber que está acontecendo:

– Repare se quando você conta ou mostra algo bom que está lhe acontecendo, a pessoa sempre chama atenção para algo negativo.

– A pessoa faz piada de que você está “se achando”.

– Observe como você se sente fisicamente e emocionalmente após encontrar a pessoa.

– Veja se você fica com medo de contar, como se o seu “excessivo” sucesso fosse melindrar o outro.

E como lidar com isso:

– Se mantenha discreto sobre negócios e vida pessoal. Não comente TUDO o que lhe acontece, preserve suas fronteiras.

– Banho de sal grosso + ervas protetoras, como Arruda, Guiné, Mirra e outros.

– Dos Florais da Deusa: borrifadores Proteção Ambiental e Alma Feliz; floral Alma Feliz, Gel Pronto Socorro de Todos os Chakras.

– Envie pensamentos de compaixão para esta pessoa, visualizando-a com uma vida plena, boa e feliz.

– Visualize esta pessoa envolta numa redoma de luz violeta.

– Se a coisa é forte: se visualize dentro de uma pirâmide com espelhos VOLTADOS PARA FORA, os quatro lados e embaixo de você e diga: “eu estou completamente protegido!”.

– Ore. Orações – independente da tradição religiosa a que pertencem, são mantas com lindas palavras que nos conectam com nossa parte divina e luminosa.

– Quando se sente negativo e confuso, vá diante de um espelho e se pergunte em voz alta: “isso é meu?” Se não for, você perde a identificação imediatamente com as sensações ruins.

– Mantenha-se conectado com seu senso de merecimento e lide com isso como parte do Caminho. Afinal, nesta vida nada se perde – tudo se aprende!