Reunir-se dentro do Círculo Sagrado para tecer, curar, separar sementes, cantar e orar é uma experiência ancestral, presente no campo mórfico do relacionamento feminino. A cada vez que as mulheres se encontram dentro da proteção de uma egrégora espiritual conectada com a Deusa, esta memória começa a despertar e um forte SENSO DE TRIBO começa a diluir o senso de não pertencimento ou de “estranha no ninho” que muitas de nós sentem.

No “útero sagrado” destes encontros, realizado sob a égide da condição de “perfeito amor e perfeita confiança”, é tecido o reencontro com o Feminino Profundo, com a Irmandade Feminina e com a capacidade e forças inatas da mulher. Ao encontrar e re-tecer os fios de uma espiritualidade feminina, o que descobrimos é a Deusa, a polaridade feminina do Grande Ser. Através de palestras, vivências e rituais, do ser testemunha do processo de cada irmã, através do silenciar e do falar, do recolher ou do celebrar, é re-tecido a conexão com memórias ancestrais recursadoras e vivificantes.

Ao longo do Círculo, avaliam-se as colheitas, separam-se as sementes, nutrem-se os potenciais, escolhem-se quais recursos merecem ser reconhecidos, empoderados e muito bem guardados aos cuidados e bênçãos da GRANDE MÃE.

Há perguntas que frequentemente são feitas e respondidas dentro da Roda:

– O que você quer que permaneça em sua vida?

– O que você quer que parta imediatamente?

– O que você escolhe nutrir?

Minha visão dentro da síntese que criei para este tipo de grupo – o Método Cler Barbiero de Grupos & Círculos, não está ligada a nenhuma filosofia, tradição ou religião. É mais um grande caldeirão onde todas as Deusas, em todas as suas múltiplas faces, estão convidadas. Frequentemente, o Deus Pai – Consorte da Deusa, também é convidado, pois o equilíbrio destas duas polaridades é tão importante para o equilíbrio de cada uma e das relações.

O Círculo se estabelece quando trabalhamos com as cinco direções – Leste, Oeste, Norte Sul e o Centro – abertos e representados, criando assim um “templo” de conexão com a equipe espiritual que inspira, protege e sustenta energeticamente os Círculos que lidero como “Irmã-Mais-Velha”. Neste Espaço Sagrado, tudo o que é ritualizado, todas as dinâmicas e todos os processos de consciência ficam muito potenciados. Ao longo destes mais de 25 anos facilitando círculos de mulheres, tenho visto mudanças, guinadas, ajustes e viradas surpreendentes. Sou fã incondicional da capacidade e coragem

Como é um Círculo?

Esta é uma pergunta frequente. Cada facilitadora escolhe seu modelo. Algumas seguem os modelos do xamanismo, outras da Wicca e outras, como eu, criam suas próprias sínteses, baseadas em diferentes fontes. No meu caso, bebi muito da fonte de Clarissa Pinkola Estés, Jean Shinoda Bolen, o casal Woolger, e de facilitadoras como May East e Márcia Dias, cujos círculos já participei.

Minha síntese é permeada pelo trabalho chamado Matrixworks (www.matrixworks.org), onde os grupos são sistemas vivos. A simples convivência com as irmãs (como nos chamamos em Círculo), permite vivenciar o grupo como um “útero” que ajuda a curar os traumas e feridas de vínculo.

Não que tudo seja perfeição e não aja caos – afinal, o caos é inerente a qualquer processo que busca mudanças e crescimento. Porém, navegar o caos e ainda sentir-se PERTENCENDO é a grande chave do encantamento das mulheres que participam dos Círculos com as Facilitadoras Método Cler Barbiero. Ver isso acontecendo é uma das coisas que faz meu coração cantar!

Costumo dizer frequentemente para públicos diversos que considero as mulheres a “coluna emocional que sustenta o mundo”. Como tal, precisamos estar de posse de toda a nossa potência, criatividade e força. E nesta cultura patriarcal, nosso feminino está tão ferido. Muitas mulheres se perderam de sua natureza e da sua essência.

Os Cinco Elementos

Para mim um Círculo saudável e bem conduzido é uma oportunidade maravilhosa de regar e plantar novas sementes neste solo árido que se tornou ser mulher, com todas as exigências de ser mulher hoje em dia – multi-tarefas, multi-talentos, multi-tudo.

Se algum Círculo de Mulheres estiver acontecendo perto de você e você tem boas referências de quem facilita (isso é muito importante, pois tem grupos que deveriam curar e só aprofundam os traumas de vínculo!), aceite o convite e experimente acordar esta memória ancestral de estar de mãos dadas, na Roda, respirando juntas, celebrando a maravilhosa dádiva que é nascer MULHER.

Que as bênçãos da Deusa estejam sobre você hoje.

Recebam meu amor.