“Hoje é dia de olhar as situações pelo prisma do aprendizado. Em cada situação desafiante há um presente escondido. Cedo ou tarde você descobrirá isso.”

Uma das cartas do Oráculo do Dia

 

Há alguns meses falei esta frase numa palestra e as pessoas me olharam com aquele olhar de quem está processando algo de difícil aceitação.

De modo geral nossa tendência é ver nas situações desafiantes e de sofrimento apenas o que elas parecem ser: sofrimento e injustiça. “O que eu fiz para merecer isso?” é a frase preferida quando estamos funcionando no “modo vítima”, isto é, na ILUSÃO de que não temos escolha.

Sempre que você se encontra numa situação que lhe aperta por todos os lados, faça-se a pergunta: “precisa ser assim?”. Se deixarmos a mente que julga o que é possível e o que não é possível, sempre há mais de uma opção possível para sair das tais situações desafiantes. Vamos dar um exemplo para facilitar: você odeia cada minuto que passa em seu trabalho, por se sentir explorado, por não gostar do ambiente, por se sentir desvalorizado, o que seja. Se você se fizer a pergunta – “precisa ser assim?”, você terá certamente algumas respostas, talvez a primeira delas será – “posso pedir demissão”. Se a mente não vier com a lista de contras a esta opção, você admitirá que sim, você tem escolha. Só de saber que você tem escolha – MESMO QUE NÃO SEJA O MOMENTO DE LIDAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ATO – o seu estado já muda. Você sai da polaridade VÍTIMA e vem para a polaridade EU-TENHO-ESCOLHA. Aí talvez você listasse outras opções: mudar de departamento, ter uma conversa com seu superior, escolher um hobby que tire pressão de um trabalho árido que neste momento você não pode largar. Enfim, meu ponto é que – não interessa qual a situação que você está metido – há sempre uma opção, nem que seja a perspectiva com que você olha o fato ou a situação.

E há situações desafiantes que o único modo de superá-las é VIVÊ-LAS, isto é, passar por elas e sair do outro lado mais fortalecido ou mesmo com algumas feridas que necessitem de auto-carinho e auto-atenção para serem curadas e pode ser justo esse o “presente escondido”: aprender a cuidar de você. Porém, cada uma destas situações nos ensina algo. Se olharmos para o que já vivemos ao longo da vida, vamos reconhecer o PRESENTE que veio junto com cada situação desafiante que vivemos.

Ao perdermos alguém amado aprendemos que podemos sobreviver e que a vida é incontrolável, então precisamos viver o aqui e agora com toda a intensidade. Uma injustiça pode ensinar que precisamos ser mais atentos, fazer contratos, deixar tudo bem claro. Numa perda financeira aprendemos um pouco sobre nossa lida com a energia do dinheiro e como isso reflete nossos medos e nossas necessidades de atenção. Ou então, aprendemos como nos auto-boicotamos, gastando mais do que ganhamos ou atraindo situações que nos deixam sempre na berlinda financeira. Uma doença pode nos ajudar a aceitar a encarnação que estivemos negando, nos sentindo estranhos no ninho. Uma doença pode também mudar nossa impressão de que não somos suficientemente amados e cuidados, pois recebemos tanto amor e apoio que temos que nos “convencer” que somos pessoas que merecem todo este amor. Um abandono pode ensinar a ser forte e perseverar. Um fracasso numa parceria pode ensinar sobre como abrimos mão de nossa identidade quando estamos em grupo. Um grupo onde você se sentiu o “bode expiatório” pode lhe ensinar que você esteve envolvido com este papel toda a sua vida, até mesmo na sua família. Um evento climático que destrói sua casa ou sua empresa pode lhe ensinar a ser previdente, fazer reservas e seguros, porque a vida é INCONTROLÁVEL. A doença de um filho pode lhe mostrar o que REALMENTE importa na vida. Um acidente de carro pode lhe ensinar que não vale a pena postergar os sonhos para o futuro. Um assalto pode lhe ensinar a estar alerta aos sinais que você dá ao mundo, ajudando-o a estar sempre no AQUI-E-AGORA. Uma crise nervosa ou uma depressão pode lhe ensinar que você precisa buscar ajuda para re-negociar com velhos e poderosos traumas de infância e adolescência. Um projeto que fracassa pode lhe ensinar que deve colocar sua energia em coisas que lhe tragam mais sentido. Um filho com problemas de aprendizagem pode lhe colocar em total responsabilidade com a vida que você mesmo criou. Um mau negócio pode lhe ensinar o caminho para o sucesso. Não ser aceito pelos filhos de sua parceira/seu parceiro podem lhe ensinar sobre paciência, compaixão e respeito ao tempo e as fronteiras do outro. Sofrer uma traição amorosa pode lhe ensinar o quanto você tinha se desleixado e desleixado o relacionamento por se sentir seguro demais, ajudando-o a agir diferente da próxima vez e assim evitar um novo sofrimento. A morte de alguém querido pode ensiná-lo que pode sobreviver e que a vida é isso mesmo – perdas e ganhos, tudo no mesmo pacote. Pode lhe ensinar também a ter solidariedade e irmandade com quem passa pela mesma situação. Ou quem sabe isso vai lhe levar a criar uma fundação, uma ONG ou associação para outras pessoas que estão na mesma situação que você. Ou vai lhe levar a algum trabalho solidário que vai mudar toda uma comunidade.

Enfim, eu poderia escrever 200 páginas sobre situações desafiantes que escondem presentes de aprendizado, ganhos a médio e longo prazo. Faça sua própria lista e verá que não somos VÍTIMAS nunca, pois em algum nível sempre há ESCOLHA. Nem que seja cerrar os dentes, respirar fundo e atravessar a Noite Escura da Alma. Só para sair do outro lado com uma nova compreensão de nós mesmos, dos outros e do mundo.